GABRIELA SOUZA
Psicóloga ClÃnica - CRP 12-19394


Gestalt-terapia
A psicologia tem um campo muito amplo e cada profissional escolhe alguma abordagem para se aprofundar e no meu caso foi a Gestalt-Terapia.
​
A maior parte das pessoas muitas vezes nem sabem sobre abordagem psicológica e sabe o que eu acho? Não é a coisa que mais importa mesmo. O mais importante é a qualidade da relação entre cliente e terapeuta.
​
Mas para quem se interessa saber aqui falo um pouco dos fundamentos. O objetivo aqui não é explicar com muita profundidade, apenas dar pinceladas sobre algumas bases e conceitos que sustentam a abordagem:
01
Awareness
É um dos objetivos principais da terapia: Poder dar-se conta de si e do que acontece no momento presente. Um exemplo é quando prestamos atenção na nossa respiração, ela sempre acontece, mas se pararmos para observar temos consciência dela acontecendo. E isso se estende para outras situações, para conseguirmos aumentar a nossa consciência sobre a nossa forma de ser e agir no mundo.
03
Compreensão do ser-no-mundo
Segundo essa visão o ser humano é entendido como um sistema biopsicossocial. "O indíviduo adoece também na medida em que o mundo está doente. Os conflitos sociais, crises culturais, políticas e econômicas afetam o equilibrio da totalidade. A ideia de uma doença restrita ao indivíduo ou a sociedade é frágil e não se sustenta." (Alvim, 2014)
02
Aqui-agora (dimensão espaço-tempo)
É um termo muito utilizado: Considerando que um dos objetivos do processo terapêutico é a consciência de si e suas possibilidades e que elas sempre acontecem no momento presente. Pois é no aqui-agora que lembramos do passado e da nossa história, aquilo que nos faz sermos quem somos hoje e é no aqui-agora que nos projetamos para o futuro com nossas escolhas e possibilidades.
04
Ajustamento Criativo
O Ajustamento garante a dimensão do real e da adaptação. E a criação se abre para a dimensão da fantasia e para a ampliação de possibilidade.

É uma abordagem dialógica, que reconhece que uma das tensões fundamentais da existência humana é entre a natureza relacional e a singularidade. Que tem como base o conceito de Martin Buber, na qual traz como referência as palavras princÃpio "eu-tu" (Encontro, relação) e "eu-isso" (Desencontro, quando se volta a si mesmo).
​
Uma das propostas dessa abordagem é encontrar uma forma possÃvel de fluir entre esses dois polos: O singular e a relação.

A Gestalt-terapia como abordagem teórica e prática bebeu das águas da fenomenologia de Hussuerl para nascer. E uma das caracterÃsticas desse método é nos fornecer a descrição dos fenômenos e não a interpretação o que é um ponto crucial de diferença com outras abordagens.

Referências Bibliográficas
-
ALVIM, Mônica. Awareness: experiência e saber da experiência. FRAZÃO. Gestalt-terapia: Conceitos fundamentais. São Paulo: Summus, 2014.p.13-43
-
GINGER, S.A. Gestalt: uma terapia do contato. São Paulo, Summus, 1995.